Outros blogs de Terapia Manual

O programa de 10 pontos do Halliwick




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp

  • O programa dos 10 pontos fornece a base para o trabalho prático trazendo os fundamentos do Conceito Halliwick de forma lógica, fácil de seguir e bem estruturada. Os estímulos pelos quais os participantes são submetidos estão divididos em 3 fases:

    ● Adaptação mental: Quando o participante torna-se capaz de responder com flexibilidade aos diferentes ambientes, situações ou tarefas.

    ● Controle do equilíbrio: Quando o participante adquire habilidade para manter ou mudar a posição do corpo na água, de forma controlada.

    ● Movimentos: Quando o participante cria ou solicita movimentos para realizar determinada tarefa com eficiência e habilidade, através da organização mental e controle corporal.
    *Estes três conceitos são componentes essenciais para o aprendizado motor.

    O Programa de Dez Pontos

    O programa de 10 Pontos foi desenvolvido por James MacMillan para o ensino geral da natação. Esta é a base de todo o Conceito Halliwick.

    Os 10 Pontos seguem uma seqüência lógica de padrões. O domínio de todos eles resulta na formação de um nadador realmente confiante e feliz na água.

    Ponto 1 - Adaptação Mental

    Como criaturas de hábitos terrestres, ajustados à gravidade, precisamos nos adaptar às diferentes experiências de flutuar e ao empuxo da água.

    Existem outras áreas que exigem adaptação:

    a) Superar preconceitos relacionados com as habilidades na água.
    b) Despir-se em um ambiente estranho, como o vestiário.
    c) Habituar-se ao contato físico com as pessoas, que no início pode ser totalmente desconhecido.
    d) Habituar-se aos sons que ecoam nos ambientes da piscina e aos reflexos da luz sobre um grande espaço aquático.
    e) Habituar-se à comunicação dificultada por olhos molhados, ouvidos com água e à desconcentração motivada por ruídos de outros grupos de trabalho.

    Há muitas indicações de que um nadador não está mentalmente adaptado:

    a) Tensão demonstrada pelo nadador que agarra o instrutor;
    b) O nadador mantém os olhos fechados;
    c) O nadador mantém os ombros fora da água.
    d) O nadador retém a respiração;
    e) O nadador faz extensão do pescoço;
    f) O nadador reluta em imergir o rosto.

    O Método Halliwick destina-se à adaptação do nadador para que a confiança dentro da água seja adquirida.
    É importante que o instrutor se certifique de que o nadador está adaptado a uma atividade, antes de progredir. À medida que cada estágio dos 10 Pontos for sendo introduzido, o nadador vai se deparando com a necessidade da adaptação mental.

    Ponto 2 - Desligamento

    Essa forma possibilita a independência física e mental de cada nadador e inclui vários desligamentos:
    a) do contato físico, pela redução gradual do apoio recebido;
    b) do contato visual, progredindo do apoio de frente para o apoio lateral (em círculo ou em linha) e depois, por trás;
    c) de um instrutor, pelas freqüentes mudanças de parceiros;
    d) de um Clube, se eventualmente o nadador mudar de uma associação para deficientes, a fim de juntar-se a competições e recreações em outras associações.

    O “Desligamento” é um outro processo gradual que deverá estar superado quando da introdução de um novo estágio. É uma disciplina voltada tanto para o instrutor, quanto para o nadador.

    Ponto 3 - Rotação Transversal (antiga Vertical)

    É a habilidade de controlar qualquer rotação feita sobre o eixo fronto-transversal, como por exemplo, da posição deitado de costas, para a posição em pé.

    Ponto 4 - Rotação Sagital

    É a habilidade de controlar qualquer rotação feita sobre o eixo sagital transversal (antero-posterior), como por exemplo, passos laterais.

    Ponto 5 - Rotação Longitudinal (antiga Lateral)

    É a habilidade de controlar qualquer rotação feita sobre o eixo sagito-frontal (longitudinal) ou eixo da coluna, como por exemplo, decúbito dorsal para frontal e vice-versa.

    Ponto 6 - Rotação Combinada

    É a habilidade de controlar qualquer combinação de rotações, executando-as EM UM SÓ MOVIMENTO.
    Quando o nadador domina esta rotação, ele já tem o controle de sua posição na água e pode alcançar, com segurança, uma posição para respirar.

    Inicialmente, um nadador precisa aprender como frear um movimento rotatório indesejado e manter-se numa posição segura para respirar. A tendência de rolar pode ser causada pela turbulência da água, ou pela assimetria do corpo. Num estágio mais adiantado, o nadador aprende a iniciar o movimento e então, só vai rolar quando quiser.
    Em todas as rotações, o nadador aprende a iniciar o movimento usando o controle da cabeça, depois utilizando o braço, a perna e os movimentos do corpo.

    Ponto 7 - Empuxo

    O nadador vai se conscientizar da flutuação de seu corpo na água. Ele perde o medo de afundar e vivencia a realidade de ser empurrado para cima (são poucas as pessoas afundam).

    Neste momento pode-se dar continuidade ao trabalho, utilizando esta força a favor e contra. Neste estágio já é necessário ter um nível avançado de controle da respiração, automatizando o ato de exalar ao submergir e ir contra a pressão da água. É importante lembrar, que o empuxo diminui com a turbulência.

    Usando toda a habilidade até aqui adquirida, o nadador é capaz de manter sua posição enquanto flutua, parado e relaxado.Experimentar diferentes posições do corpo facilita o aprendizado da flutuação em posições estáveis, bem como permite ao nadador obter uma posição segura para respirar. Para conseguirem manter esta posição contra a força da turbulência, os nadadores são treinados para fazer pequenos ajustes na posição do seu corpo. Obter Equilíbrio e Quietude depende de ter controle físico e mental. Quando o nadador está equilibrado, outras atividades podem ser realizadas com facilidade.

    Ponto 8 - Equilíbrio e Quietude

    Usando toda a habilidade até aqui adquirida, o nadador é capaz de manter sua posição enquanto flutua parado e relaxado. Experimentar diferentes posições do corpo facilita o aprendizado da flutuação em posições estáveis, bem como permite ao nadador obter uma posição segura para respirar. Para conseguirem manter esta posição contra a força da turbulência, os nadadores são treinados para fazer pequenos ajustes na posição do seu corpo. Obter Equilíbrio e Quietude depende de ter controle físico e mental. Quando o nadador está equilibrado, outras atividades podem ser realizadas com facilidade.

    Ponto 9 - Turbulência e Deslize

    O nadador em flutuação é puxado pela água, através da turbulência criada pelo instrutor. Não há contato físico entre eles e podemos comparar esta imagem a um filhote de pato flutuando na turbulência criada pelas patas de sua mãe. O nadador não faz movimentos propulsores nesta etapa, mas precisa estar capacitado a controlar qualquer tendência de rolar.

    Ponto 10 - Progressão Simples e Nados Básicos

    O primeiro movimento de propulsão, executado pelo nadador, é um movimento elementar da mão próxima ao corpo, no centro de equilíbrio, como por exemplo: remada. Mas também poderá ser feito pelas pernas, ou com o corpo.
    No princípio, MAC (James Mac Millan) ensinou um nado similar ao velho nado de costas inglês, ou seja: o nadador, de costas, abrindo e deslizando os braços na superfície da água e, então, puxando-os na direção de seu corpo.
    Adicionavam-se movimentos de pernas, se necessário.

    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário