terça-feira, 11 de junho de 2013

Paralisia Facial reabilitada com o método abat


>




A paralisia facial provoca a perda dos movimentos da musculatura da face, podendo ser unilateral ou bilateral. Quando houver diminuição dos movimentos, chama-se paresia facial. A paralisia provoca assimetria da face ou imobilidade, modificando a expressão fisionômica do paciente. São várias as causas, assim deve ser sempre investigada minuciosamente. É necessário que se estabeleça, precocemente, o nível da lesão e a etiologia, para que haja um tratamento racional, prevenindo assim complicações graves. Ao lado do tratamento etiológico, é também necessário, estabelecer um tratamento sintomático representado por métodos físicos de reabilitação, desempenhando um grande papel de importância para a reabilitação do paciente com paralisia facial. Foi proposta por ela - Jaime A. M.- o tratamento da paralisia facial com o PNF.


MÉTODO KABAT

1) Definição

Método Kabat ou PNF é o método que promove e acelera as respostas dos mecanismos neuromusculares através da estimulação dos receptores.


2) Conceitos Gerais

a) Facilitação: Em biologia, significa aceleração ou promover um processo natural; na reabilitação visa à melhoria do movimento; em fisiologia tenta elevar o estado central de excitação, diminuindo a resistência ao impulso nervoso nas sinapses. Este impulso prepara o axônio para o próximo estímulo, visando ao aparecimento da ação do músculo. Todas as vezes que se fala em facilitação (reabilitação), fala-se em inibição. Quando facilitamos, estamos estimulando, logo, aumentando a excitação. Assim, chega-se à mudança da permeabilidade da membrana, ocorrendo a despolarização, se o estímulo for limiar.

b)Neuromuscular: O método Kabat utiliza sempre a unidade motora - (motoneurônio mais fibras musculares por ele inervadas) que trabalha em relação ser do tudo ou nada.

c)Proprioceptiva: Usa estimulação dos receptores proprioceptivos, embora utilize todos os receptores.


3) Objetivos do Método KABAT

a)Objetivos primários: As técnicas visam a conseguir o movimento normal que dependerá das ações integradoras do sistema nervoso central, da morfologia, da cinesiologia, do aprendizado do desenvolvimento motor e da conduta motora. Os padrões usados, visam à utilização de valores positivos, assim, trabalham-se as partes mais fortes que irradiam energia nervosa às mais fracas.

b)Objetivos secundários: O paciente deve estar apto a usar as partes mais fortes, para que obtenha a irradiação do impulso nervoso. Maior intensidade do tratamento através da repetição da ação.


4) Processos Básicos do Método KABAT .

*Padrões de facilitação;
*Estímulo de estiramento;
*Tração-aproximação;
*Reflexo de estiramento;
*Contatos manuais;
*Comandos verbais;
*Estímulos visuais;
*Contração isotônica e isométrica;
*Sequência dos movimentos;
*Máxima resistência.

a) Padrões de facilitação
Usa movimentos em massa, globais, que são feitos nos três planos do espaço, executados em diagonal e espiral. Cada setor do aparelho locomotor tem duas diagonais de movimento e cada diagonal tem dois padrões antagonistas entre si. Os movimentos faciais têm diagonais centrais ou axiais, cujo centro de movimento está no plano doginal.

b) Estímulo e reflexo de estiramento
Fisiologicamente, são a mesma coisa. Na prática, o estímulo é o máximo de alongamento do músculo; é a posição do começo de cada padrão, enquanto o reflexo de estiramento é a ultrapassagem rápida do limite dado do estiramento; estímulo e reflexo de estiramento atingir o os proprioceptores.

c) Tração - aproximação - contatos manuais e máxima resistência
São usados para estimular os receptores da pele e daí a máxima resistência, que é variável de pessoa para pessoa, do tipo de contração muscular isotônica ou assimétrica e do tipo de movimento. Seu objetivo é a irradiação do estímulo nervoso.

d) Comandos verbais e estímulos visuais
Está comprovada, pela neurofisiologia, que existem reflexos entre os tubérculos quadrigêmios inferiores (visão) relacionados com o núcleo motor.

e) A seqüência dos movimentos
Nas paralisias faciais os estímulos devem começar na porção superior da face, mesmo que esta não seja a mais comprometida.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Dicas para Profissionais:
  • Grupos de Whatsapp para Profissionais
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Curso - Aprenda Auriculoterapia
  • Curso - Aprenda Ventosaterapia

  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Comment

    facebook

    Outros Posts de Terapia Manual


    Receba no seu Email:

    Todos os posts deste blog