Outros blogs de Terapia Manual

RPG: lento, gradual e profundo!




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp
  • O principal objetivo do RPG, que pode ser adotada inclusive por crianças, gestantes e idosos, é alongar as cadeias musculares encurtadas e doloridas, por meio de uma série de oito posturas de estiramento, que trabalham o corpo todo simultaneamente e enfatizam, cada uma delas, uma cadeia muscular, aumentando a sua força e diminuindo o incômodo. Essas posturas nada têm de complicadas, pelo contrário: são movimentos simples, lentos, graduais e progressivos, que devem ser feitos por, no máximo, vinte minutos cada, sempre sob as instruções de um fisioterapeuta - profissional apto a aplicar a técnica.

    No começo é comum o indivíduo sentir um pouco de dificuldade e até de dormência, mas depois o próprio corpo se encarrega de alongar, relaxar e se habituar ao novo alinhamento. As sessões, em geral, são semanais e a quantidade varia conforme cada caso - os médicos costumam indicar 12, número ideal para realinhar os músculos e permitir que o corpo fique, automaticamente, na posição fisiologicamente considerada correta. A vantagem é que, com a ampliação e reeducação, os músculos não retornam à posição errada. A respiração também é trabalhada de forma específica para aliviar a dor.

    As sessões são indicadas, principalmente, para sanar desvios de postura - como escoliose (desvio lateral da coluna), hipercifose ('corcunda') e hiperlordose (aumento da curva na região cervical ou na região lombar) -, lombalgias (dores na região lombar), problemas ortopédicos, lesões por esforços repetitivos (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).

    A POSTURA CORRETA

    Na evolução da escala animal o homem assumiu a postura ereta, adquirindo uma postura antigravitacional. Isso obrigou-o a fazer esforço para vencer a força da gravidade, desenvolvendo uma coluna composta por curvas, afim de adaptar-se aos constantes impactos e tensões, associados há potentes músculos, nas costas, divididos em várias camadas.

    Em postura ereta, sobre os dois pés, observamos o equilíbrio gravitacional passando pela coluna vertebral. E cada movimento que realizamos necessita da coluna e dos músculos em ações constantes de equilíbrio. Atualmente, sabe-se que a postura resulta de um sistema de vários fatores (externos e internos) e que negligenciar qualquer um desses seria um grave erro.



    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário