Outros blogs de Terapia Manual

Terapia manual: a técnica para alívio nas dores da coluna




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp


  • A coluna vertebral é a responsável pela sustentação de todo nosso corpo, sendo, portanto, alvo de inúmeros problemas e dores. Estima-se que de 65% a 80% da população irá apresentar pelo menos um episódio de dor ou alteração na coluna vertebral durante sua vida.

    A atuação da Fisioterapia nos problemas posturais é de recuperar o equilíbrio da coluna vertebral e também sua movimentação normal, e isso pode ser possível através da TERAPIA MANUAL, que vem sendo utilizada constantemente e com grandes resultados dentro da Fisioterapia.

    Mas o que é Terapia Manual? Terapia manual não é massagem. É uma técnica que consiste numa abordagem pelo contato manual, tanto na avaliação, quanto no tratamento das disfunções de uma região ou segmento da coluna vertebral. São realizadas mobilizações e manipulações nas regiões onde foram detectadas as disfunções e/ou dores relatadas pelo paciente e confirmadas na avaliação.

    É indicado para problemas relacionados à coluna cervical e lombar e também a dores de cabeça com origem na coluna cervical.

    Estudos recentes comprovaram a superioridade em eficácia da Terapia Manual perante os demais métodos de tratamento utilizados hoje em dia para problemas na coluna.

    As técnicas de Terapia Manual não podem ser realizadas ao acaso, tendo algumas contraindicações, como a presença de fraturas, distúrbios vasculares da artéria vertebral, comprometimento neurológico grave, doenças ósseas e artrites inflamatórias.

    É importante ressaltar que a Terapia Manual deve ser realizada por fisioterapeutas treinados especificamente nesse procedimento, que exige conhecimento e critérios especiais para que o tratamento seja eficaz.

    Lembramos ao paciente que uma conquista deve vir após a outra e que cada indivíduo tem uma resposta própria a determinado estímulo, então precisamos saber respeitá-la.




    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário