Outros blogs de Terapia Manual

Terapia Manual: A Fisioterapia com melhor resultado em menor tempo




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp
  • Técnicas de Terapia Manual - Blog do Quero Conteúdo

    A Fisioterapia convencional traz muitos benefícios á saúde do indivíduo, tanto no âmbito curativo, como no preventivo, porém não é a melhor escolha quando se pretende uma recuperação em menor tempo e com excelência em resultado. A Terapia Manual propõe e cumpre os requisitos anteriores, sua prática ganhou uma enorme popularidade graças aos resultados que ela provê, mesmo em casos mais complexos e crônicos que não responderam aos tratamentos convencionais.

    Assim como o crescimento da Terapia Manual é grande, muitos profissionais que não tem formação adequada na técnica fazem massagem dizendo que se trata de Terapia Manual. É um erro muito grande, pois a Terapia Manual não é massagem, são mobilizações, manipulações, movimentos passivos fisiológicos e acessórios que têm por objetivo restaurar a amplitude de movimento das articulações, músculos, nervos e fáscias, devolvendo a função normal destes sistemas, funcionando como um potente analgésicos para o paciente (ou seja, tira a dor ao restaurar a função).

    A Terapia Manual age nas causas e consequências das patologias e por isso seu resultado é tão bom e completo.

    Existem várias técnicas de Terapia Manual, e cada paciente necessita muitas vezes de mais de uma técnica para se atingir os objetivos do tratamento, por isso é imprescindível que o Fisioterapeuta tenha formação específica e habilidade através da experiência clínica para avaliar adequadamente e traçar os objetivos e condutas para cada caso.

    Há vários tratamentos na área de Terapia Manual: Maitland, Mulligan, Osteopatia, Mobilização Neural, Movimento Combinado, Terapia Craniossacral, Reequilibrio Neuromuscular.

    As técnicas tratam diversas patologias como: artrose, osteoporose, espondilólise, espondilolistese, lombalgia, ciatalgias, cervicalgia, braquialgias, toracicalgia, sacroileites, síndrome facetaria, hérnias de disco, síndrome do piriforme, bursites, tendinites, artrites, fibromialgia, síndrome do túnel do carpo, condromalácea patelar, distúrbios da ATM (articulação temporo-mandibular), cefaléia, ansiedade, depressão, distúrbios do sono, fadiga crônica, dentre outras diversas alterações que a Terapia Manual trata com qualidade e eficácia. Para saber se o seu problema tem tratamento agende uma avaliação.

    Após a restauração da função o ideal é realizar uma estabilização do segmento tratado através da Reeducação Postural Global ou até mesmo exercícios de fortalecimento específico e personalizado através da Cinesioterapia Funcional.

     Publicado em 31/10/13 e revisado em 28/06/22



    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário