quarta-feira, 30 de abril de 2014

O papel dos músculos na Escoliose


>





Independentemente do tipo de escoliose, a sua instalação e fixação está sempre relacionda com uma retracção assimétrica dos músculos espinhais.

Os músculos espinhais são um conjunto de músculos estáticos da coluna vertebral, a sua função é sustentar e erguer a coluna, isto só é possível graças ao seu trabalho permanente e ao bom equilíbrio das tensões reciprocas entre os músculos do lado direito e esquerdo. É graças a estes músculos estáticos que conseguimos alcançar o equilíbrio entre os nossos ossos e articulações.

Numa escoliose, o bom equilíbrio da coluna vertebral está comprometido, perante o desequilíbrio os músculos espinhais, que são responsáveis pela erecção da coluna, vão contrair-se / retrair-se mais de um lado do que do outro.


 

início da escoliose

Normalmente há uma retracção assimétrica no início, a qual é maior no lado da concavidade da curvatura, onde estão localizadas as setas encarnadas. A coluna está em desequilíbrio

 

 

 

em busca do equilíbrio

De modo a realcançar o equilíbrio os musculos espinhais vão contrair-se mais do lado esquerdo na zona imediatamente acima da primeira curvatura (setas cor de laranjas).

retracção assimétrica

Devido à retracção assimétrica formou-se uma segunda curvatura e cabeça voltou ao eixo.


 Os Músculos Espinhais

Os músculos espinhais são vários, a saber: iliocostal, dorsal longo, interespinhoso, espinhal dorsal, intertransversais, quadrado lombar, transverso espinhoso (rotadores, multifidos, semi.espimhal).

São estes músculos que erguem a coluna, lutando contra a gravidade, as suas origens e inserções musculares são variadas e a orientação das suas fibas musculares permitem realizar os movimentos de extensão, inclinação e rotação.


Você conhece o nosso Drive Virtual de Conteúdo? Clique aqui e conheça!

Comente:

3 comentários:

  1. Preciso de encontrar uma solução para escoliose. A terapia manual é eficiente?

    ResponderExcluir
  2. Preciso de encontrar uma solução para escoliose. A terapia manual é eficiente?

    ResponderExcluir

Comment

facebook