terça-feira, 7 de abril de 2015

O poder das terapias manuais na artrose


>




http://www.equilibriofitefisio.com.br/wp-content/uploads/2013/12/masaje-shiatsu.jpg

A artrose é a destruição progressiva dos tecidos que compõem a articulação, em particular a cartilagem, fazendo com que o paciente sinta dores, deformações e limitação nos movimentos. Todas as articulações podem ser afetadas, principalmente, joelhos, pés, coluna e os ombros. Estudos americanos apontam que mais de 50 milhões de pessoas apresentam a enfermidade e que é a doença reumática que mais prevalente entre as mulheres com mais de 65 anos de idade. Estima-se que 4% da população brasileira apresentem artrose.A doença é a quarta no ranking das aposentadorias por invalidez segundo os dados da previdência social brasileira.

Os tratamentos para artrose envolvem uma combinação de técnicas que levam em consideração as necessidades, o estilo de vida e a saúde do paciente.O objetivo é sempre controlar a dor para que esse paciente possa levar uma vida sem tantas limitações. A fisioterapia deve ser feita logo no início da descoberta da doença, porque atua na diminuição da dor, diminuição da inflamação,aumento da flexibilidade, melhorando a qualidade de vida .

Por se tratar de uma doença crônica que leva a uma incapacidade funcional, o tratamento deve ser multidisciplinar.  O tratamento é personalizado, respeitando sempre a individualidade e o limite de cada paciente.

Articulações mais afetadas pela artrose

Mãos- Mulheres têm maior probabilidade de desenvolver artrose nas mãos, sendo que a maioria dos casos acontece depois da menopausa. Quando a artrose desenvolve-se nas mãos, pequenas saliências ósseas podem aparecer nas extremidades das articulações dos dedos.Consequencias: dedos inchados, doloridos, duros e entorpecidos.

Joelhos - Sintomas de artrose no joelho incluem rigidez, inchaço e dor, que tornam difícil andar, subir escada, sentar e levantar.

Quadril - Os sintomas da no quadril incluem dor e rigidez na própria articulação. Porém, em alguns casos, a dor é sentida nas nádegas, virilha, coxas e até nos joelhos. Artrose no quadril pode limitar a movimentação, tornando atividades cotidianas, como vestir-se extremamente limitante

Coluna vertebral- Pode aparecer como rigidez e dor no pescoço ou região lombar. Em alguns casos, alterações na coluna relacionadas à artrose podem causar pressão nos nervos , resultando em fraqueza ou entorpecimento dos braços ou pernas

Objetivos do tratamento

· Aliviar a dor
· Reduzir a inflamação
· Diminuir os danos às articulações
· Melhorar a qualidade de vida do paciente
· Melhorar a capacidade funcional do paciente
· Diminuir o estresse sobre as articulações
· Proporcionar relaxamento
· Liberar as articulações
· Corrigir as compensações e melhorar a flexibilidade

Recomendações aos pacientes com Artrose

- É importante que o paciente com artrose mantenha boa saúde, elimine os fatores de risco, como o excesso de peso corporal e preserve a força muscular.

- Reconhecer a própria responsabilidade no controle do tratamento é essencial.Ter disciplina com as sessões de Acupuntura,RPG e/ou Osteopatia

- O equilíbrio entre atividades físicas e o repouso é fundamental, especialmente nas articulações que suportam peso.

- A continuação do tratamento é fundamental para o progresso e alívio das dores


Você conhece o nosso Drive Virtual de Conteúdo? Clique aqui e conheça!

Comente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comment

facebook