terça-feira, 20 de setembro de 2016

O crescimento da Terapia Manual


>




http://kinesisfisio.com.br/wp-content/uploads/2015/02/manual-therapy.jpg

Se tem uma área que vem crescendo muito na fisioterapia é a da Terapia Manual. Cada vez é maior o numero de pacientes que são beneficiados com as diferentes técnicas já estudadas e com resultados bons cientificamente por causa dos profissionais que aplicam esse tipo de tratamento.

Há diversas terapias manuais e costumo dizer que o entendimento do que cada uma pode fazer vai fazer o profissional escolher qual a técnica será aplicada.  As bases fisiológicas e biomecânicas são fundamentais para o entendimento da Terapia Manual e de seus efeitos sobre o conjunto da unidade neuromusculoesquelética em disfunção. Um estudo fisiológico e biomecânico detalhado, baseado em evidências cientificas, explica melhor sobre a dor, a inflamação e a restrição da mobilidade estabelecida.

Uma das formas que o profissional tem para se manter atualizado é ter essas evidências científicas em mãos. O uso de artigos e material especifico é cada vez mais comum para atualização profissional. É por isso que recomendo o material dos Cds Universitários, que conseguiram agrupar num Cd diversos artigos de muitas especialidades: Cd de Terapia Manual.

Eles ainda tem alguns CDs especificos para especialidades e outras terapias.

Independente da terapia que você for utilizar, os objetivos  são:

a) Identificar e corrigir disfunções de movimento nas articulações da coluna vertebral, membros superiores e membros inferiores.

b) Entender a relação entre as alterações do movimento normal com a má função dos componentes articulares, sistema nervoso e sistema circulatório.

c) Avaliar e corrigir desequilíbrios posturais e biomecânicos através de técnicas manipulativas, técnicas de mobilização dos tecidos e posturas de alongamento.

d) Aplicar os conceitos de fisioterapia manipulativa em todos os tipos de queixas de dores músculo-esqueléticas, reumatológicas, ortopédicas, traumatológicas.

Dentre os principais benefícios ofertados pelas diversas técnicas manuais, podemos citar que elas: reduzem ou eliminam as dores musculares/articulares; diminuem as tensões musculares; promovem a lubrificação intra-articular; aumentam a flexibilidade dos tecidos conectivos (músculos, cápsulas, ligamentos, tendões); previnem contra bloqueios intra-articulares, entre outros. Essas técnicas tem um grande objetivo em comum, que é o de ir em busca da causa da dor / disfunção, liberando as restrições que o organismo encontra no caminho da cura.

Adote a Terapia Manual como carro chefe do tratamento do seu paciente!

Você conhece o nosso Drive Virtual de Conteúdo? Clique aqui e conheça!

Comente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comment

facebook