Outros blogs de Terapia Manual

Como utilizar os Pontos Esferas na Auriculoterapia




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp
  •  

    O fisioterapeuta pode fazer oferta de serviços pela internet?

    Saiba mais sobre as opções disponíveis e os benefícios da aplicação de cada ponto esfera para a terapia!

    As esferas são utilizadas na auriculoterapia, que também é conhecida como auriculoacupuntura.

    A auriculoterapia é um método de tratamento que considera os pontos reflexos presentes no pavilhão auricular, em que cada um corresponde aos órgãos, regiões e sistemas do corpo todo. A relação entre o pavilhão auricular e tais pontos é considerada uma técnica de reequilíbrio energético de excelência e é utilizada principalmente pela Medicina Tradicional Chinesa. Assim, através da estimulação desses pontos, é possível trabalhar o equilíbrio energético do corpo.

    A estimulação pode ser feita através de agulhas e também através de pontos esferas. Essa última é a maneira mais fácil de se praticar a acupuntura auricular, não é um método invasivo e é indicado principalmente para pessoas que têm aversão a agulhas.

    Normalmente, a semente de mostarda é a mais conhecida e utilizada. No entanto, existem também as opções: prata, ouro, inox e cristal. Você sabe a diferença entre eles e como utilizá-los?

    Nas áreas em que há demanda de reequilíbrio energético, o tipo de ponto esfera vai depender da necessidade do tratamento.
    • Os pontos que estão em deficiência e precisam de tonificação, a recomendação é utilizar o ponto esfera de ouro;
    • Os pontos em que há excesso de energia acumulada e que é preciso sedar, o ideal é o ponto esfera de prata;
    • E ainda há os pontos neutros, que podem ser trabalhados com conjunto: cristal, semente de mostarda e inox.

    Antes de se iniciar o tratamento com auriculoterapia é muito importante fazer uma consulta com um terapeuta especializado para identificar os principais sintomas e tentar entender quais os órgãos afetados.

    Depois disso, o terapeuta selecionar os pontos mais adequados e faz pressão sobre o ponto. A pressão pode ser feita utilizando-se:

    • Agulhas filiformes: são aplicadas sobre os pontos durante 10 a 30 minutos;
    • Agulhas intradérmicas: são colocadas debaixo da pele por cerca de 7 dias;
    • Esferas magnéticas: são coladas na pele por aproximadamente 5 dias;
    • Sementes de mostarda: podem ser aquecidas ou não, e são coladas na pele durante 5 dias.

    A estimulação dos pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, obesidade ou contraturas, por exemplo.

    A aplicação é feita assim como as agulhas: nos pontos a serem tratados. O ponto esfera permanece fixado no pavilhão auricular com micropore, e a pressão e o tempo de permanência na orelha vai variar conforme necessidade do paciente e indicação do profissional.

    Consideramos importante ressaltar que independente do material utilizado como ponto esfera, é preciso que tanto o paciente quanto o profissional fique atento às reações alérgicas - quando ocorrer reação, a orientação é de retirada dos pontos.

    Se o tratamento for aplicado de maneira correta e com a frequência ideal, a eficácia chega a 90%. Indica-se que, caso não haja melhora alguma na média de 3 atendimentos, trocar o protocolo é o ideal!

    O método de tratamento em auriculoterapia tem tido muito desenvolvimento durante estes últimos anos, desde as tradicionais agulhas de acupuntura de dimensões relativamente pequenas e muito finas, ás agulhas intra-dérmicas, á utilização do laser, passando pelas esferas magnéticas e moxabustão até á prática mais utilizada na China que é a colocação de pequenas sementes com adesivo demonstraram resultados excelentes, e são utilizados em conformidade com a necessidade do paciente, pois cada organismo reage de uma forma determinada ao estímulo, cada pessoa é um universo único, todo o tratamento pela auriculoterapia tem como objeto promover o equilíbrio do paciente e assim o seu bem-estar.

    A auriculoterapia é especialmente indicada quando se necessita que o paciente leve o tratamento para casa, podendo o paciente pressionar as esferas ou semente colocadas nos pontos auriculares, estimulando por pressão e efetivando continuamente o tratamento.

    Aprenda Auriculoterapia!

    Ao adquirir o Curso Completo de Auriculoterapia Online, você aprenderá a tratar diversas patologias, promovendo o bem-estar dos seus pacientes.  este curso dispõe de 67 videoaulas (incluindo um índice terapêutico com mais de 32 patologias!) Clique aqui e saiba mais!


    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário