terça-feira, 2 de julho de 2019

Resumo sobre o Método Busquet


>







Método Busquet é inovador, desenvolvido pelo fisioterapeuta francês Leopold Busquet, que permite adequar ao paciente um tratamento personalizado, abrangente e coerente.

As cadeias fisiológicas são "circuitos" anatômicos através dos quais se propagam as forças do nosso corpo, de forma integrada.

O fisioterapeuta baseia-se numa observação rigorosa que coloca em evidência os pontos de tensão de diferentes partes do corpo do paciente, ao nível de cada uma das cadeias, de forma a aplicar, de seguida, um método de tratamento manual. O objetivo é libertar as zonas de tensão; devolver a boa mobilidade dos tecidos ( Cadeias).

As funções corporais são, assim, naturalmente programadas de forma a eliminar tensões estruturais que possam estar na base de disfunções, deformações e dores. O tratamento respeita sempre a idade do paciente, do bebé ao adulto, do desportista ao idoso.

De acordo com Léopold Busquet em cadeias musculares, existem duas principais subdivisões: as cadeias musculares dinâmicos e estáticos, correntes e conjuntiva. Assim, de acordo com esta fisioterapeuta classificação e osteopata seria:

A) Correntes dinâmicas e musculares:

Extensão (músculos: transverso espinhoso, supracostales, epiespinoso, longo dorsal, lombar e iliocostal quadrados). Esta cadeia também está relacionada com a curvatura introversão física e psicológica. Ela pertence cifose da coluna vertebral.

Flexão (músculos: intercostal significa reta acima do abdômen, períneo). Esta cadeia é lordose relacionado e nível psicológico, a comunicação e extroversão.

De abertura transversais (músculos: quadrado lombar intercostal externo dorsal fluxo serratus serratus). Neste caso, o componente psicológico é a externalização.

Selagem transversal (músculos: músculo oblíquo, intercostais internos, oblíquo, intercostal externo, ilíaca psoas). Em um nível psicológico é o ego um pouco de comunicação e do passado.

B) Cadeias estáticos e conjuntivo

Cadeia muscoesquelética
Cadeia neurovascular
Cadeia visceral



A página do Método Busquet fala de maneira excelente sobre essas cadeias.

As principais aplicações do Método Busquet:

-Dores na coluna vertebral
-Hérnia de disco
-Tendinites
-Escolioses e outras alterações posturais
-Dores nos ombros e joelhos
-Disfunção e dores na ATM
-Choro excessivo e perda de sono em bebês
-Refluxo Gastro-Exofágico (adultos e bebês)
-Constipação Intestinal
-Cólicas Mestruais
-Dores de cabeça e enxaqueca

A partir de sessões semanais que duram cerca de 60 minutos, o tratamento acontece manualmente através de manobras que atuam liberando as tensões e desenvolvem a mobilidade dos tecidos, melhorando a função das chamadas cadeias fisiológicas, ou seja os circuitos anatômicos, pelos quais se propagam as forças organizadores do corpo, entre elas estão as cadeias viscerais, torácica, craniana, conjuntiva e esquelética.

O estudo das Cadeias Musculares primeiramente desenvolvido pela francesa Françoise Mézière, que passou mais de quarenta anos estudando o funcionamento da anatomia para melhorar seus tratamentos terapêuticos.

Quer saber mais sobre Cadeias Musculares?

Conheça o Combo 3 Cursos - Cadeias Musculares + Avaliação Postural + Bônus Curso Tratamento

O curso é composto de conteúdo teórico + conteúdo prático. Com certificação inclusa. Foi gravado em 3 ângulos diferentes. Além do curso, você recebe vários bônus especiais, dentre eles os livros digitais e os grupos exclusivos com a Janaina Cintas. Clique aqui!


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Dicas para Profissionais:
  • Grupos de Whatsapp para Profissionais
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Curso - Aprenda Auriculoterapia
  • Curso - Aprenda Ventosaterapia

  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Comment

    facebook

    Outros Posts de Terapia Manual


    Receba no seu Email:

    Todos os posts deste blog