Outros blogs de Terapia Manual

Pontos da Auriculoterapia




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp


  • A auriculoterapia é indicada somente como uma alternativa complementar de tratamento, ou seja, ela auxilia o cliente com diagnóstico comprovado pela medicina tradicional a tratar sintomas das dores, ansiedade e depressão, além de outros sintomas passíveis de serem tratados através da técnica chinesa.

    Atualmente a técnica da auriculoterapia também tem sido utilizada para tratar problemas como ansiedade, vícios, para deixar de fumar e obesidade.

    Auriculoterapia consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos na orelha, usando agulhas, esferas de metais, cristais ou até mesmo sementes, para tratar os sintomas e condições localizados em todo o corpo.

    Antes de se iniciar o tratamento com auriculoterapia é muito importante fazer uma consulta com um terapeuta especializado para identificar os principais sintomas e tentar entender quais os órgãos afetados.

    Depois disso, o terapeuta selecionar os pontos mais adequados e faz pressão sobre o ponto. A pressão pode ser feita utilizando-se:

    • Agulhas filiformes: são aplicadas sobre os pontos durante 10 a 30 minutos;
    • Agulhas intradérmicas: são colocadas debaixo da pele por cerca de 7 dias;
    • Esferas magnéticas: são coladas na pele por aproximadamente 5 dias;
    • Sementes de mostarda: podem ser aquecidas ou não, e são coladas na pele durante 5 dias.

    A estimulação dos pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, obesidade ou contraturas, por exemplo.

    Além disso, a auriculoterapia ajuda a diagnosticar e a prevenir algumas doenças através da observação dos pontos específicos da orelha que se encontram alterados.

    Com base nos princípios da acupuntura e da medicina tradicional chinesa, a auriculoterapia usa a orelha como um pequeno mapa para todo o corpo. Em pacientes com uma saúde equilibrada, as orelhas mostrarão sinais de equilíbrio, já em casos em que os pacientes possuem um grau de estresse, cansaço, desequilíbrio emocional ou ansiedade, elas mostrarão por sinais nos pontos específicos esse desequilíbrio. Por exemplo, se ocorrer uma oscilação emocional, principalmente da raiva, seu ponto de fígado estará em excesso e apresentará sinais de desequilíbrio.

    Existem centenas de pontos de acupuntura que correspondem a praticamente todos os órgãos, hormônios e sistemas. Como toda a pessoa está representada na orelha, praticamente qualquer problema de saúde pode receber o auxílio da auriculoterapia, como dores, estresse, fadiga, entre outros.

    A auriculoterapia pode fornecer ao cliente conforto e bem estar psicológico sem o uso de medicamentos químicos, dos quais muitos se tornam dependentes. Os medicamentos comuns como, os analgésicos, são freqüentemente utilizados pela maioria das pessoas, eles não tratam o problema e ainda podem piorar o seu estado devido ao mascaramento da doença.

    O que um profissional procura num curso de formação? Bom conteúdo? Um bom professor? Boas ferramentas de aprendizado?  Eu tenho que te indicar um curso de formação que tem essas três caracterísicas: o curso completo de Formação e Profissionalização em Auriculoterapia. Clique aqui e saiba mais!



    Livre de vírus. www.avast.com.


    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário