Outros blogs de Terapia Manual

Síndrome Dolorosa Miofascial e Dry Needling




  • Box - Fisioterapia em Membros Inferiores
  • Combo - Fisio na Ortopedia
  • Cursos online de Fisioterapia
  • Ebook Treino Funcional e Reabilitação - com exercícios em vídeos
  • Grupo de Whatsapp



  • A Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM) pode ser classificada como uma dor muscular crônica causada por pontos de hipersensibilidade nos músculos ou pontos-gatilho (trigger points). Ao serem apalpadas, essas regiões provocam dor, podendo irradiar do músculo para outro lugar, às vezes distante do ponto-gatilho.

    A SDM também pode se manifestar sob a forma de lombalgia, cervicalgia, cefaleia tensional, distúrbios da articulação temporomandibular (ATM), doença relacionada ao trabalho, esforços repetitivos etc. Outras causas registradas são decorrentes de posturas inadequadas e estresse.

    A Síndrome é uma desordem neuromuscular caracterizada pela presença de pontos-gatilho (PG), vulgarmente conhecidos como nódulos musculares. Extremamente comum, ela é responsável por muitos casos de dor crônica musculoesquelética locais ou irradiadas para outras áreas do corpo.

    A síndrome pode causar dor em diversas partes do corpo, dentre elas na cabeça, pescoço, mandíbula, lombar, pélvica, nos braços e nas pernas.

    A principal vantagem da técnica de Dry Needling ou agulhamento a seco é que as agulhas agem diretamente no ponto da dor, no caso da tensão muscular ou quando há um déficit de movimento.

    E os resultados são praticamente instantâneos. Logo na primeira sessão, é possível perceber o distensionamento do músculo dolorido e, em outros casos, o aumento da amplitude do movimento.

    No caso de pacientes com alergia a algum medicamento, a técnica de Dry Needling pode ser eficaz, já que a pessoa não ficaria exposta a nenhuma medicação.

    Quanto ao procedimento em si, leva poucos minutos, sendo que várias partes do corpo podem ser tratadas ao mesmo tempo. A duração do tratamento vai depender de fatores como a saúde geral do paciente, o nível de dor (queixa) registrado e o local a receber as agulhas.

    Tenho duas indicações de cursos sobre Dry Needling para te passar:

    Aprenda Dry Needling: O aluno aprenderá localizar todos os pontos gatilhos dos principais músculos do corpo humano e como colocar uma agulha para atingir a profundidade correta, dessa forma causando alterações fisiológicas no local gerando alívio das dores musculares. O aluno será capaz de agulhar articulações e tecidos alterados patologicamente para melhor a função deste tecido. Clique aqui e saiba mais

    Dry Needling - Agulhamento a Seco:  No curso de Dry needling você aprenderá a realizar uma avaliação de dor referida miofascial a fim de obter de forma precisa a localização dos pontos gatilhos para o fechamento de um diagnóstico preciso, proporcionando um critério eficiente no programa de controle da dor referida do seu cliente. Aprenderá também fazer toda metodologia do agulhamento miofascial com raciocínio clínico que levará seu paciente a resultados instantâneos e eficientes.  Clique aqui e saiba mais

    Se você se interessa por outras terapias alternativas/manuais, separei uma lista de cursos online de Terapias com bom conteúdo. Clique aqui!





    Facilito o seu aprendizado em Terapias Manuais com soluções específicas:


    Comente:

    Nenhum comentário